quarta-feira, 23 de agosto de 2017

FEIRA MOCISC





Os alunos Escola Municipal De Educação Básica Valentin Bernardi, participaram no dia 17/08 da etapa microrregional VII (MOCISC), Mostra Científica da Região do Contestado de Santa Catarina. Na oportunidade os alunos do Ensino Médio sob a orientação do professor Leodecir Vedovatto, apresentaram o projeto Carregadores de baterias de celulares. Nessa etapa o projeto foi classificado em 1º lugar, no  dia 26 de outubro será apresentado na etapa regional em Concórdia.
Utilizar de materiais alternativos para a geração de energia com fins de carregar baterias de celulares em pontos remotos, utilizar materiais reciclados para construir os protótipos, estudar e entender modelos alternativos de energia solares.
O projeto desenvolvido, em uma de suas partes, tem como finalidade a transformação de energia mecânica em energia elétrica a partir de um dispositivo conhecido como dínamo. O movimento do eixo central do dínamo promove a oscilação do imã presente, o qual induz a formação de corrente elétrica nas bobinas que rodeiam a parte central. A partir dessa lógica de transformação de energia, foram desenvolvidas em sala duas propostas: a utilização do dínamo em bicicletas e o desenvolvimento de um dispositivo de energia eólica.
Outra parte do trabalho sugerido foi o desenvolvimento de estruturas que permitissem a conversão de energia solar em elétrica, visando propiciar locais de acesso para o carregamento da bateria de celulares em pontos turísticos. Após uma visita a projetos acadêmicos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) instalados em Itá, Santa Catarina, iniciaram-se as tentativas de produção simplificada dos processos que ocorrem nessa forma de geração de energia em sala de aula.
Havia a possibilidade de aquisição dos componentes das estruturas desejadas, no entanto, o desenvolvimento das mesmas, em sala de aula, possibilitou uma maior compreensão por parte dos alunos em relação aos processos ocorridos na geração de energias alternativas. Verificou-se uma maior margem de erro que permitiu o questionamento acerca dos elementos variáveis que influenciaram o projeto e uma interação entre os conhecimentos do professor e dos próprios alunos, além de relacionar o conteúdo trabalhado em sala de aula com a vida real, evidenciando o seu uso de forma palpável, visível e útil. A Diretora Raquel Maria Bohrer ressalta que é importante colocar na prática seus conhecimentos e que ensinar não é só transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Parabéns aos professores e aos alunos da nossa escola.