quinta-feira, 6 de junho de 2013

Texto informativo

        A turma 3M1 da Professora Helena Resmini desenvolveu trabalhos referente ao curso do Governo Federal PNAIC ( Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ).
                                                TEXTO INFORMATIVO
         É importante que o aluno conheça e reconheça os mais variados gêneros textuais, dentre eles está o gênero textual informativo.
      Este tipo de texto é aquele que informa e tenha significado para quem lê e ouve.
      O texto informativo deve ser escrito com linguagem clara, simples e direta.

ESPAÇO RURAL
             Existem diferentes paisagens no planeta Terra e todas apresentam inúmeras belezas.
            A paisagem rural, também chamada de campo, há poucas construções e predominam as áreas verdes.
          Algumas áreas são ocupadas por grandes plantações que utilizam máquinas e equipamentos modernos. Já outras são pequenas propriedades em que ainda são empregadas técnicas artesanais na lavoura e na criação de animais.
         Ainda existem áreas naturais, isto é, que não sofrem a ação do homem. No espaço rural, também têm vários profissionais que fazem parte deste setor, dentre eles destacamos o agricultor que é responsável pelo plantio, cultivo e colheita dos produtos.

                                                         ESPAÇO URBANO    
         A importância do espaço urbano para todas as pessoas inclusive as que moram nas áreas rurais estabelecem relações de convivência com as cidades.
        As primeiras cidades surgiram a partir das aldeias e algumas passaram a ser fundadas em locais próximos de estradas, rios ou mar, por onde as pessoas podiam despachar suas mercadorias, os locais passaram a ser escolhido levando-se em conta a facilidade de proteção contra invasões de inimigos.
      Nas cidades as agências bancárias surgiram na época em que os mercadores corriam o risco de ser roubados pelas estradas.
     Para tornar a cidade viável, os grandes núcleos urbanos foram restaurados.



Projeto Cubo Mágico

              Para incentivar, estimular a concentração, a persistência e a agilidade, os alunos do 5º Ano a 8ª Séries, nas aulas de matemática, estão sendo treinados a manejar a Cubo Mágico, com intuito de no final do ano haver uma competição para saber quem é o aluno mais rápido na montagem do cubo. Para isso os professores são os mediadores, orientando os alunos na busca de solução. Através do lúdico e do desafio lançado, os alunos se sentem motivados a treinar e buscar o melhor tempo e encontrar a melhor técnica para montar o cubo. Os 60 cubos foram adquiridos pela APP, que sempre apoia os projetos e trabalhos desenvolvidos pela escola. 







       A Psicopedagoga Rosmeri Farina, juntamente com os professores Dionei Dinnebier e Francisco De Picoli,  estão desenvolvendo um trabalho  contra turno da sala de aula  com os alunos do 1º ao 5º ano. O objetivo é estar lado a lado do professor e do aluno que apresentam ter algum tipo de dificuldade tanto na leitura como na escrita e até mesmo na socialização.
      O trabalho é interagir com o aluno e professor, e sondar como está seu nível de aprendizado.   O desafio está lançado, podemos desenvolver uma educação de várias formas e maneiras, mas, porém, não podemos nem devemos esquecer que temos em nossas mãos seres humanos em formação, precisamos então englobar uma educação voltada para um “ser” dotado de corpo, espírito, razão e emoção.